28 de nov. de 2014

Maternal Lição 09: Louve a Deus Por seu Poder!

Maternal
Lição 09: Louve a Deus Por seu Poder!

Texto Bíblico:  LUCAS 7:11-17

Objetivo: Que a criança sinta o desejo de louvar a Deus por seu poder.

Versículo para memorizar: “ Senhor nós te louvaremos por causa do seu poder...” Salmos 21:13
Palavra Chave: “PODER”

Lição 09 - Louve a Deus por seu poder!

Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “PODER”.

Texto Bíblico: Lucas 7.11-17

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “PODER”. O objetivo é que as crianças louvem a Deus por seu poder.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “PODER”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Vamos louvar a Deus por seu poder.”

Para refletir

• A história que as crianças vão aprender nesta semana ilustra a salvação. O filho da viúva representa o mundo inteiro no pecado. Estando mortos, nada poderíamos fazer para ajudar a nós mesmos, não poderíamos sequer pedir ajuda. Mas Deus teve compaixão de nós e enviou Jesus para nos vivificar e ressuscitar com Ele. Aquele rapaz morto não poderia dar a si mesmo uma segunda chance de vida; do mesmo modo, não podemos ganhar a nova vida em Cristo por meio de nossos supostos méritos, mas podemos aceitar o dom da vida que Deus nos oferece. Podemos louvá-Lo por isto e usar nossa existência para fazer a preciosa vontade dEle. Pense nisso!

•    Regras Práticas para os Professores

Métodos e Materiais

Que métodos e materiais devemos usar?

As crianças aprendem ativamente, pensam concretamente, gostam de ficar envolvidas e fazem descobertas. Porque as crianças são assim, oministério de ensino bíblico tem de proporcionar experiências de primeira mão — usando todos os cinco sentidos. Quanto mais envolvimento e interação a criança tiver com a Palavra de Deus e o professor, mais eficaz será a lição.
Usamos métodos de ensino como veículo. A atividade, unida com a conversa dirigida enfocando a Palavra de Deus, contribui para o entendimento da criança e a aplicação que ela faz do que aprendeu. Vários princípios aplicam-se quando se trata de escolher e usar métodos e materiais para crianças:

1.    Todos os métodos, materiais, equipamentos, conversas e orientações devem estar de acordo com a faixa etária da criança.
2.    Ofereça escolhas tão freqüentemente quanto possível. Quando permitimos que a criança escolha uma atividade ela se sentirá motivada a começar a treinar essa atividade. Enfoque em um único tema todas as atividades oferecidas durante a sessão de ensino.
3.    A variedade é a chave para usar métodos e materiais. O pior método que um professor pode usar neste domingo é o mesmo método usado no domingo passado. Varie as atividades de aprendizagem. Utilize métodos diferentes ao contar a história bíblica. Mantenha vivo o elemento surpresa.

Continua na próxima semana.

(Trecho extraído de Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.)

• Atividade Manual
Para reforçar o ensino da lição, sugerimos que você dramatize com as crianças a história bíblica. Você poderá, durante a atividade, repetir o versículo bíblico.
Para encerrar, faça um círculo com as crianças e cante os corinhos sugeridos no CD de cânticos.


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...