---- Historias ----

-->
 
-->Materiais:
     Uma Cartolina azul (para o fundo);
     Um cartolina nas cores: vermelha, amarela, mar­
rom claro e escuro
     Folha de palmeira (de verdade ou corte cartolina
verde),
     Tesoura
     Caneta Futura

-->
Instruções:
1.     Faça um círculo vermelho grande (sol da manhã).
2.     Escreva l Coríntios 15:3-4 na metade da parte su­
perior, (veja modelo)
Use papel marrom claro para recortar uma cruz grande apoiada no fundamento da rocha. Escreva na cruz: "Cristo morreu pelos nossos pecados se­gundo as Escrituras."
3.     Recorte alguns retângulos amarelos, imitando
raios de sol. Escreva uma palavra em cada raio:
E,
Ele, Ressuscitou, No, Terceiro, Dia.
4.     Recorte um túmulo marrom escuro, acrescentando
sobre ele: Ele foi sepultado.
5.     Prenda uma folha de palmeira de verdade no can­
to superior ou faça uma de cartolina verde.
Faça esta cena, mas não pregue as peças no quadro. Distribua as peças para várias crianças. Peça que ci­tem juntas o versículo e levantem seu modelo na ho­ra apropriada. (Repita "Segundo as Escrituras.") To­da a classe deve se juntar da segunda vez. Repita o exercício várias vezes e depois pregue as peças no quadro na ordem, conforme modelo.

fonte: Revista o Evangelista de  Crianças - APEC - Geni Binford

CONCHITA


-->

FIGURA 1:
--- Oi, crianças! Sabem quem eu sou? Sou uma abelha. Meu nome é Conchita e moro numa grande colméia. Sou ainda criança, mas sei que quando crescer, vou me tornar uma operária que dará muita alegria à rainha.
            Outro dia, meu amigo, o bem-te-vi, me perguntou:
            --- Por que vocês têm uma rainha? Nós, os pássaros, não temos. Como é a sua rainha?
            Eu respondi ao meu amigo:
            --- A rainha é a maior abelha da colméia. Todos a amam, respeitam trabalham para que seu reino cresça, pois dela nascerão novas abelhas. Sem a rainha, a colméia acabaria, pois ela bota muitos ovos por dia. A cada dia, nascem novas abelhas na família da rainha.
            --- Mas todos os dias nascem abelhas na colméia? – perguntou assustado meu amigo – E vocês não passam fome?
            --- Não. - eu respondi – Para que ninguém passe necessidades, o trabalho da colméia é distribuído entre suas operárias.
            --- E o que faz uma operária? – perguntou o bem-te-vi – Posso conhecer o trabalho de uma delas?
            --- Está bem, amigo, vou apresentar-lhe uma de minhas amigas, e ela mesma dirá qual é o seu trabalho.

            E vocês, crianças, querem conhecer uma operária? Pois bem, aí está ela.


FIGURA 2:
            --- Olá, eu sou uma operária. Meu trabalho na colméia é muito importante. Eu e minhas amigas produzimos mel e cera e cuidamos para que nunca falte alimento.
            --- Aqui na colméia moram também os zangões, que são os maridos da rainha, mas também seus servidores. Eles não trabalham, por isso a lei da colméia diz que se faltar alimento, os zangões devem ser mortos.


FIGURA 3:
            --- Na nossa colméia todos vivem felizes, pois a rainha é justa e bondosa. Ela escreveu um livro especial que todos respeitam muito. É o “Livro do Bem-Viver”. Ele é muito precioso para nós, pois ali estão escritas todas as promessas da rainha. E quando ela promete alguma coisa, ela cumpre. A rainha nunca falha em suas promessas; e tudo o que ela pede é que todas trabalhem e dêem a décima parte do alimento para o sustento da colméia.


FIGURA 4:
            --- Bem, agora que vocês já conhecem como funciona a minha “casa”, vou contar a vocês uma história triste que aconteceu ali. Certa ocasião, algumas operárias não quiseram mais trabalhar e outras reclamavam: --- Eu já dou mais do que o suficiente em trabalho e comida. Não vou mais trabalhar!
            Havia as que gritavam revoltadas: --- Estão mexendo no meu estômago! Não vou mais à procura de comida!
            Então foi um alvoroço total! Um zum-zum-zum tremendo! Como resultado, a comida começou a faltar.
            Os dias foram passando e a fome apertando. Uma operária, guarda da rainha, voou gritando pela colméia: “Todos precisam contribuir com seu trabalho e a décima parte do seu alimento! Os ninhos precisam ser cuidados e os zangões precisarão ser mortos!”
FIGURA 5:
            --- “Epa! Isso não! – Os zangões ficaram apavorados. – Vamos correndo falar com a rainha!”
            --- Rainha, por favor, a senhora precisa ter uma conversa com a colméia, pois além de estarmos morrendo de fome, estamos também “morrendo” de medo de sermos mortos!


FIGURA 6:
            Então a rainha convocou a colméia para uma reunião, e no seu “Livro do Bem-Viver”, leu o seguinte: “Todos devem trazer a décima parte do seu alimento, para que não falte mantimento na minha colméia. Assim, ninguém passará necessidade, todos serão felizes e eu não permitirei que abelha alguma venha roubar nosso mel.”
--- Daí, amiguinhos, eu, a Conchita, foi quem teve uma grande surpresa, pois eu não sabia que crianças também podiam participar. Quando ouvi a rainha dizendo que todos deveriam contribuir, fiquei animada. Então fui correndo falar com a mamãe e lhe perguntei: “Mamãe! Mamãe! Posso conseguir alimento e contribuir com a colméia?” – “Sim, Conchita, - ela respondeu – a rainha merece o melhor que pudermos oferecer.”


FIGURA 7:
--- Vocês, crianças, sabem de onde nós, abelhas, retiramos alimento? Sim, das flores! Retiramos dali um pozinho chamado pólen e néctar, e com eles fabricamos o mel.
--- Depois que falei com a mamãe, saí muito feliz. Voei de flor em flor e trouxe todo o alimento que consegui carregar. E na colméia entreguei a décima parte de tudo, para que fosse usado da melhor forma. As minhas amigas também reconheceram que nossa rainha estava certa e voltaram a trabalhar. Todos voltaram a ser felizes, mas principalmente os zangões, que agora não precisariam ser mortos.


FIGURA 8:
--- Agora sei que dar é melhor do que receber, pois dando, posso participar no auxílio das necessidades de todos. E como na colméia todos são irmãos, eu ajudo a fazer do reino um lugar melhor para se viver.

                  E vocês, amiguinhos? Já pensaram em como podem participar do sustento da igreja de onde fazem parte? Ela se parece muito com uma colméia. Ali todos devem se amar e seguir os ensinos que estão no Livro do Rei Jesus, que é a Bíblia. Ele tem um grande interesse em que sua igreja cresça, e para isso, nós podemos participar com nossas orações, trabalho, nossa oferta e participação nos cultos e na Escola Bíblica.


FAZER DOWNLOAD DA HISTORIA CONCHITA:
DOWNLOAD

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...